O mergulho em Ubatuba é sem dúvida um passeio imperdível no litoral norte de SP!
Ubatuba é linda tanto em terra quanto no mar, e através do mergulho você tem a oportunidade de se aventurar a conhecer a fauna e a flora desse paraíso.
Em Ubatuba você pode praticar diversos tipos de mergulho – mergulho livre, autônomo e profissional.
Os serviços das operadoras de mergulho de Ubatuba vão desde:
- te levar para fazer mergulho livre, sem você precisar ter nenhum tipo de experiência
- te dar aulas para você aprender a fazer mergulho autônomo (scuba diving)
- e até mesmo dar suporte e fazer passeios com profissionais do mergulho!
Desta forma, se você está interessado em fazer mergulho em Ubatuba, aqui nós iremos te informar sobre os melhores pontos de mergulho em Ubatuba, dar dicas de operadoras e contratação de embarcações, dicas lojas de equipamentos e muitas fotos do mundo submarino!
Mas antes, segue um vídeo de mergulho aqui em Ubatuba para te dar mais vontade ainda de mergulhar:
Mergulhe pela primeira vez!
O que você acha de fazer um mergulho em Ubatuba sem precisar ter nenhuma experiência e sem ter que fazer cursos caros e demorados para isso?
Se você nunca mergulhou e quer ter essa experiência, tem pacotes para iniciantes. No passeio você ainda irá contar com todo equipamento autônomo e toda segurança de estar acompanhado por um profissional bem treinado e que lhe dará toda a atenção necessária para fazer dessa experiência uma aventura divertida e inesquecível.
Pontos de Mergulho em Ubatuba
Ubatuba possui alguns dos melhores pontos de mergulho do Brasil, incluindo o famoso ponto da Ilha Anchieta, procurado por mergulhadores de todo o país.
Os praticantes de fotografia submarina encontram em Ubatuba excelentes pontos com variadas faunas e floras marinhas, como a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e muitos outros.
Para os iniciantes, a indicação é mergulhar na Ilha das Palmas e Ilha das Couves – lugares ótimos para o desenvolvimento das técnicas.
Para os mais experientes, a Ilha Vitória é muito boa por sua grande profundidade e pela correnteza.
Abaixo, todos os pontos de mergulho de Ubatuba
- Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta foi transformada em Parque Estadual em 1977. Desde então é proibido qualquer tipo de pesca inclusive a caça submarina.
Com o passar dos anos a natureza foi recriando a fauna e flora, e hoje mergulhadores encontram conchas, gorgônias, peixes como os Ciliares, Garoupas, Badejinhos (Mira), Tricolores, Cavalos Marinhos, Cardumes de Peixes Porco (Lanceta), Gudiões, Raias (Chita e Manteiga), Robalos, Frades (mansos e curiosos se aproximam dos mergulhadores) e outros.
Seus costões são calmos e abrigados dos ventos e mar bravio, a não ser do lado de fora da ilha, que no verão proporciona excelentes mergulhos, tanto no costão como nos parcéis anexos.
Excelente ponto para mergulhadores, escolas de mergulho, fotógrafos, cinegrafistas e até mesmo para aqueles que queiram um bom divertimento usando apenas um par de nadadeiras, uma máscara e snorkel (respirador).
Ilha das Palmas
A Ilha das Palmas é uma ilha oceânica que situa-se ao sul/sudeste da Ilha Anchieta com fundo que varia entre 9 e 15 metros possui a média de visibilidade de 8 metros, com fundo rochoso de pedras grandes, formando salões e pequenas grutas.
Costuma atrair peixes de passagem pelo corredor de correnteza proveniente do alto mar com a parte posterior da Ilha Anchieta. Muito bom para mergulho.
As duas pontas costuma correr mais entretanto a ponta da direita olhando para o continente, têm lajeado piscoso e atrativo embora com muita correnteza. Na parte de trás tem a laje do forno, onde costuma a dar anchovas.
- Ilha da Vitoria
A Ilha da Vitoria compreende na verdade 3 ilhas: a dos Pescadores, onde há uma passagem entre esta e a Grande (formando o “V” de Vitória).
A menor de todas é a das Gaivotas, de cor esbranquiçada pelo acúmulo de excrementos de gaivotas, sendo por isso alcunhada de Cagadinha. Esta é também um ótimo lugar para mergulhos com profundidade média de 25 metros.
Ilha das Couves
A Ilha das Couves também considerado um pequeno arquipélago, possui várias ilhotas que a compõe e duas maravilhosas praias.
Com fundo que varia de 3 a 15 metros, é muito boa para check-out e mergulhos avançados em sua face externa e canal.
A visibilidade também é ótima na maioria do ano com média de 8 metros.
No canal de Sueste costuma correr muito, por isso é necessário cautela, principalmente nos mergulhos noturnos.
Quanto a parte interna, o mergulhador iniciante tem ali seu paraíso, pois é abrigado de correntes e o fundo é do tipo chamado didático, perfeito.
- Ilha Rapada
A Ilha da Rapada situa-se no caminho em direção a Ilha das Couves, com fundo que variam de 12 a 23 metros, já é mais indicada para mergulhadores mais experientes, pois além das profundidades maiores, costuma correr.
A visibilidade também costuma ser ótima com média de 8 metros durante o ano.
Sua formação rochosa é bem piscosa e atrativa, a parte de trás voltada para mar aberto tem próximo um parcel, indicado para mergulhadores experientes.
Deu vontade de conhecer? então venha para Ubatuba e não perca a oportunidade de fazer um desses Mergulhos.
Créditos da matéria Naturam