O investimento em imóveis foi, por muito tempo, considerado uma das melhores alternativas para se aplicar o dinheiro. É considerado altamente seguro e, mesmo comparado a outras formas de aplicação, traz alta rentabilidade e muitas vantagens para quem aposta no setor.
Mas será que realmente vale a pena? A verdade é que depende muito da localização, valorização e características do imóvel. Para você entender melhor, a seguir vamos mostrar as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Continue a leitura e prepare-se para ver seu dinheiro render!
Quais são as vantagens de se investir em imóveis?
Para que você tire suas dúvidas de uma vez por todas, listaremos, abaixo, as principais vantagens do investimento no mercado imobiliário.
Segurança
Depois de comprar e registrar seu imóvel em cartório, dificilmente você poderá perdê-lo — apenas em casos de inadimplência de impostos e ações judiciais. Ou seja, é um investimento altamente seguro!
Além disso, é praticamente impossível que o seu valor não aumente ao longo do tempo, mesmo com o mercado desaquecido. Isso se deve por conta das correções dos valores ao longo do tempo, fazendo com que você não perca o dinheiro investido.
Rentabilidade
Além da valorização do imóvel, é possível obter ainda mais lucros com a locação da propriedade e não ter despesas com IPTU, condomínio, entre outras. Muitas pessoas, inclusive, financiam o imóvel e quitam suas parcelas a partir do pagamento do aluguel.
É uma forma de renda passiva que você pode garantir sem precisar se desfazer do seu patrimônio e, ainda, sem gastos com o imóvel.
Diversificação de portfólio
Quem já investe de outras formas, sabe da importância de diversificar seu portfólio para ter mais segurança e melhores resultados.
Sendo assim, aplicar o dinheiro em um imóvel significa mais uma forma confiável de obter lucro, sem se limitar em apenas um tipo de investimento.
Quais são as desvantagens do investimento em imóveis?
Como todo investimento, o mercado imobiliário também pode trazer alguns riscos e problemas. Confira abaixo.
Baixa liquidez
Como dito, o imóvel sempre tende a valorizar. Ainda assim, muitas vezes é difícil conseguir o valor desejado por ele rapidamente — principalmente se você precisa acelerar a venda e, para isso, abre mão de parte de seu lucro.
Outro problema é que se você precisar de apenas de parte do valor do bem para suprir uma emergência, não poderá vender somente parte dele para reaver a quantia que necessita, mas sim sua totalidade.
Custos de preparo para venda e locação
Se a intenção é aumentar os lucros com a venda e a locação do imóvel, é imprescindível investir no local, fazendo reformas de melhorias para valorizar o bem. O problema é que isso eleva os custos do investimento, retirando parte dos ganhos.
Por outro lado, oferecer uma propriedade com a manutenção em dia pode ajudar você a cobrar um valor mais alto.
Mesmo com alguns pontos que podem ser negativos o investimento para locação de temporada, ainda continua sendo um negocio muito rentável, como podemos ver na pesquisa feita pelo R7 noticias;
Busca por imóveis de temporada cresce 157%, diz pesquisa
Modalidade de locação na alta temporada é oportunidade para quem busca preços mais em conta na viagem de fim de ano
Com a chegada das festas de final de ano aumentam também as buscas por locação de casas e apartamentos na alta temporada. Um levantamento feito pela OLX indica um crescimento de 157% nas buscas no período de férias — dezembro de 2017 a janeiro de 2018 — em comparação com o restante do ano.
As buscas por imóveis no início deste ano também evidenciam essa tendência de aumento no interesse pela locação na alta temporada. A média de locações em janeiro de 2019 foi 222% maior do que de fevereiro a outubro.
“As consultas por locação de casas e apartamentos por temporada aumentaram muito em comparação ao ano passado, nos períodos que englobam Natal, Ano-Novo e Carnaval. Enquanto os turistas buscam por melhores preços, privacidade e conforto neste período, os locatários aproveitam para gerar receita com seus imóveis”, afirma Marcelo Dadian, diretor de imóveis da OLX.
Entre os destinos mais procurados em 2019, o estudo da OLX revela que Praia Grande (SP), Salvador (BA) e Ubatuba (SP) foram as cidades mais buscadas nos meses de novembro e dezembro, dentro da categoria ‘imóveis de temporada’. Florianópolis (SC) e outras cidades litorâneas do Rio de Janeiro, Paraná e Paraíba são outros destinos bastante buscados.
Ainda com duvida sobre fazer Investimento em imóveis em Ubatuba?
Entre em contato com a nossa equipe e nos te ajudaremos!
Matéria retirada do site : Quadra Imóveis e R7 Noticias.