Começou o verão em Ubatuba, as tão sonhadas férias de muitas femilias que vem prestigiar essa cidade tão linda que é Ubatuba , sejam bem vindos!
Vocês já sabem que Ubatuba tem mais de 100 praias e mais 10 ilhas, dona de uma rico ecossistema e cercada pela mata Atlântica, Ubatuba é umas das cidades mais bela do Litoral Norte de São Paulo e do Brasil.
Separamos algumas dicas para vocês que vem para esse pedacinho de paraíso na terra chamada Ubatuba.
1º Da natureza levem apenas fotos, deixem as conchas para bichinhos fazerem casas.
2º Levem um saquinho para a praia, antes de ir embora recolha seu lixo e leve até uma lixeira. OBS: não tenham medo de pedir para quem jogou lixo no chão juntar, é que gostamos de viver em lugar limpo.
3º Fiquem atentos é proibido perturbar o sossego e o bem estar público com ruídos, vibrações, sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza, produzidos por qualquer forma que contrarie os níveis máximos de intensidades, fixados pela lei 2910 , e a multa para carros com som alto é cara!
4º Praia não é estacionamento, você pode ser multado. Lembrem também que a cidade é pequena, e o transito nessa época do ano pode ser caótico, todo cuidado é pouco com os pedestres, ciclistas e animais nas ruas, pode dar seta sem medo.
5º Se beber não dirija, muitos acidentes acontecem nessa época do ano, além de lotar a santa casa da cidade ainda pode estragar as suas férias, então vá de Uber ou escolha um motorista da rodada.
6º Não andem a pé pela ciclovia, muitos trabalhadores estão correndo nessa época para atender vocês da melhor forma possível.
7º Para você fumante, não jogue bitucas no chão e na praia, coloque em um saquinho e as leve com você até uma lixeira.
8º Respeitem a lei, roupas de banho somente na praia, é proibido entrar em comércios com traje de banho e sem camisa, não é só uma questão de Educação mas também de respeito com o local.
9º Tenham paciência e sejam educados com o próximo, caixas de mercado e garçons, vendedores… muitos estão trabalhando sem folga nesse período e estão dando o seu melhor apesar do cansaço!
10º É proibido soltar fogos de artificio que causem poluição sonora, como estouros e estampidos no Município de Ubatuba, sendo permitida a utilização de fogos de artifício apenas com efeitos visuais, desde que não haja risco à integridade física das pessoas e ao meio ambiente, decreto. 6775.
Vamos cuidar do meio ambiente para que possamos aproveita-lo por muito tempo, se cada um fizer a sua parte já é o bastante.
Todo ano milhares de animais marinhos são mortos por ingestão de lixo, além dos danos causados nos rios e nascentes, Temos em Ubatuba muitos programas de preservação que vocês podem seguir e conhecer melhor o trabalho de cada um.
Projeto Tamar: Inaugurada em 1991, a base da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba foi a primeira instalada em uma área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro, tendo como principal objetivo mitigar os efeitos predatórios da pesca sobre esses animais. É a única base no Estado e está localizada na área central da cidade. O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba recebe, em média, 140 mil pessoas por ano. Conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, com espaços temáticos, tanques e aquários, auditório, espaço para exposições, espaço cultural, loja e lanchonete.
Projeto Tamoio: O grupo Tamoio de Ubatuba, tem a finalidade de ser participativo dentro das questões socioambientais do município, estar presente nas decisões e ações para manutenção, preservação, ordenamento Urbano ( Plano Diretor) e tudo mais que implica os deveres do cidadão. Estando nós no nosso dever de preservar, auxiliar e fiscalizar os órgãos públicos, através desse grupo, construído a muitas mãos da comunidade, expondo nosso desejo de uma cidade mais limpa, planejada, justa, integrada e trabalhando juntos para isso. Cremos que Educação Ambiental é o caminho para que todos os cidadãos tenham conhecimento dos seus direitos básicos, como saneamento básico, água de qualidade, saúde, ar sem contaminantes e que também através dela ( Educação Ambiental), despertem para realização dos deveres cívicos básicos. (descarte correto de esgoto, de resíduos e afins).
Instituto Argonauta: O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Instituto Arvore: O Instituto da Árvore, fundado em maio de 2005, na cidade de Ubatuba-SP, é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada com o objetivo de estudar e produzir árvores da Mata Atlântica, ornamentais, frutiferas e medicinais.A missão do Instituto da Árvore é a valorização e produção de árvores e plantas nativas da Mata Atlântica, visando a promoção e defesa da identidade e dos bens sociais e coletivos, especialmente dos povos tradicionais, através de diálogo, parcerias, solidariedade e interatividade com os diferentes grupos sociais.
Leia mais: http://www.viveiro-ia.org.br/sobre-nos/
Sejam bem vindos a nossa linda cidade, e com essas dicas, tenho certeza que suas férias serão ainda melhores!!!
UBATUBA O VERÃO COMEÇA AQUI.