A modalidade de construção a preço de custo, também conhecida como construção em condomínio, ocorre através da reunião de um grupo de pessoas que visam a um mesmo objetivo, que é a adquirir um imóvel. A gestão da obra pode ser feita por uma construtora, contratada pelo grupo por empreitada ou através de um percentual denominado “taxa de administração”. Como funciona a construção a preço de custo e quais as suas vantagens
Para o condomínio, é viável contratar a construtora por empreitada a preço fixo ou reajustável por índices que são preestabelecidos. Na construção a preço de custo, quando a empreitada tiver preço reajustável, o preço da obra será reajustado conforme foi determinado em contrato. A empreitada é contratada pelo adquirente assim que houver a alienação da fração do terreno. Já quando a empreitada for a preço fixo não é permitida a readaptação do preço da construção.
Entenda o que é um Condomínio de Construção
Para que você entenda melhor como funciona a construção a preço de custo, tenha em mente, pois, que o condomínio de construção é formado pelos adquirentes das frações. As contribuições dos adquirentes são depositadas em contas abertas em nome do condomínio, sendo movimentadas conforme o disposto em contrato. Dessa forma, documentos referentes as transações como faturas e recibos são emitidos em nome do condomínio de construção.
O condomínio por unidades autônomas é determinado por inscrição obrigatória no Registro de Imóveis. É necessário que conste, ademais, a individualização das unidades, assim como sua identificação. Além disso, deve ser estabelecida a fração ideal sobre o terreno e partes comuns, atribuída a cada unidade.
A contratação da construtora, pelo condomínio, pode ser realizada por regime de administração. Nesse caso, os pagamentos relacionados à obra ficam em responsabilidade dos adquirentes ou proprietários. Os documentos da construção são, assim, feitos no nome do condomínio.
O custo da obra, dessa forma, é divido entre os condôminos em conformidade com sua unidade imobiliária em relação ao empreendimento total. No condomínio de construção, outrora, o administrador é a incorporadora ou pessoa nomeada pela mesma.
Preço de custo x Preço fechado
O que acontece no modo convencional de contrato de construção, conhecido como empreendimento a preço fechado, é que o cliente precisa, sempre, pagar um preço predeterminado sendo que a construtora fica encarregada de realizar a obra de forma integral. No preço fechado, além disso, a entrega da obra deve ser realizada em um prazo estabelecido em contrato, sendo que na construção a preço de custo o prazo de realização pode ser indeterminado.
Uma das grandes desvantagens do contrato de preço fechado é que no país existem impostos como ISS (Imposto Sobre Serviços), então a construtora ou incorporadora, ao lançar nota fiscal de serviços subcontratados, inclui tais impostos em seu preço. O preço da obra acaba encarecendo em função da cobrança de imposto sobre imposto.
Salienta-se que na obra a preço de custo, o preço do empreendimento pode variar em conformidade com alterações em materiais da obra em virtude de promoções, como mudança no tipo de revestimento de determinados ambientes, ou de esquadrias. Assim, o valor não precisa ser estritamente fixo, como o que acontece no contrato a preço fechado.
Além disso, destaca-se que na obra a preço de custo não é viável que o comprador realize financiamento ou consórcio. O imóvel será quitado ao término da obra, em conformidade com os pagamentos mensais dos integrantes quotistas.
Quais as vantagens da construção a preço de custo?
A seguir, foram listadas e explicadas 03 vantagens principais de se efetuar construção a preço de custo, para que você considere a opção ao decidir adquirir um imóvel.
- Construção a preço justo
Para o comprador, nesse tipo de empreendimento, os preços envolvidos na obra são transparentes, considerando que os adquirentes liberam recursos mediante prestações periódicas de contas e cotações de insumos, por exemplo. Assim, não existe a possibilidade de inclusão de valores imprevistos no processo, sendo uma obra de preço justo.
- Benefício econômico
Na construção a preço de custo é evidenciado um resultado monetário maior do que o ofertado no mercado. Além disso, seja para uso próprio ou venda, existe uma economia considerável no empreendimento imobiliário. Dessa forma, o proprietário pode comercializar o imóvel através do preço de mercado, mesmo que tenha investido apenas o valor real para a realização da obra.
- Os adquirentes detêm controle sobre o desenvolvimento da obra
Por fim, outra das vantagens da obra a preço de custo é a responsabilidade pela garantia de andamento da obra e pela sua administração é de intermédio da comissão de representantes dos adquirentes. Nesse âmbito, os mesmos podem acompanhar a obra desde o início, sendo que o ritmo da edificação do imóvel pode variar em conformidade com a vontade do grupo.
Em suma, a obra a preço de custo funciona de forma que os integrantes quotistas investem um preço reduzido em um imóvel em comparação à obra de preço fechado, obtendo-o por seu preço denominado preço real de construção. Isso acontece porque nesse valor, como explica o colunista Aldo Dórea Mattos, da plataforma Buildin, não há despesas como as relacionadas à corretagem, sendo que algumas taxas de cartório têm valor mais baixo.
Lembre-se de que, nesse tipo de modalidade, a compra do imóvel costuma ser realizada através de valores que são pagos mensalmente pelos adquirentes. Não há possibilidade de realizar financiamentos, mas em contrapartida, uma das grandes vantagens é que custo do imóvel é consideravelmente mais barato do que o preço de mercado.
Agora que tudo foi explicado vocês entenderam como funciona a construção a preço de custo e quais as suas vantagens ? caso ainda tenha restado alguma duvida entre em contato conosco que lhe explicaremos tudo.
Créditos da matéria : Blog Alphamare Construtora